Session, Wokspace e Work Directory : Entenda o que são e como utilizá-los

Rstudio_quit

Provavelmente na primeira vez que utilizou o R, ao sair do sistema, você foi surpreendido com uma mensagem igual  mensagem acima, lhe perguntando se deseja salvar o workspace em um arquivo chamado  “.RData”. Ou uma mensagem como a do console R após você digitar o comando para sair q() ou quit() .

console_quit

Iniciantes em R geralmente tendem a informar “y”(Yes) ou Save, influenciados pela palavra “save”, “se não sei o que é, então é melhor salvar para não perder”.  Entretanto salvar todo o workspace não é um boa prática de programação em R, já que representa um desperdício de recursos, reduz o desempenho do sistema e, principalmente, compromete a repetibilidade e o entendimento da análise. Se você é uma destas pessoas que digita “yes” sempre que recebe essa mensagem e não sabe o que acontece, então o post de hoje é para você.

No post de hoje compartilho o vídeo da palestra ministrada pela profª Marguerite Buttler do departamento de Zoologia da Universidade do Havaí, proferida no evento RBootcamp em 2013. De uma maneira leve e descontraída a Profª  Marguerite torna muito claro os conceitos de Session, Workspace, Work Directory e Packages , bem como a forma correta de utilizá-los para gerar scripts enxutos e reproduzíveis.

Para garantir a acessibilidade de todos, legendei o vídeo, adequando os termos, quando possível, aos  que utilizamos no Brasil. Deixarei o arquivo (.srt) da legenda em meu github, para aqueles que queiram contribuir para a sua melhoria .

O vídeo legendado pode ser acessado no link.  A versão original, disponível no youtube pode ser acessada aqui.

Bons estudos!

 

 

 

Publicado em Dicas R, R Basics | Deixe um comentário

Utilizando o R no Visual Studio Code

telaPrincipal3

O universo R é dominado pelo RStudio Ide. Provavelmente se você conheceu a linguagem R após 2011 (ano de lançamento do RStudio) você também conheceu o RStudio. Essa IDE fornece uma série de facilidades que tornam o aprendizado e o trabalho com R uma agradável experiência, como gerenciamento de pacotes, manuais e objetos , importação de dados, entre outras características.

Apesar da importância do RStudio no universo R , é possível que você não goste dele,  não se adapte a seu fluxo de trabalho, ou que não tenha demanda para todos os recursos oferecidos por ele e prefira algo mais simples e configurável as suas necessidades.  Eu por exemplo não gosto das quatro janelas do RStudio, pois ocupam muito espaço na tela do meu computador (Se a tela de sua maquina é pequena isso é um problema) e duas delas utilizo muito pouco em meu tempo de computação. A maior parte do tempo utilizo as  telas do  editor e do Console. Além disso editores costumam ser mais leves que ides,  são mais focados na escrita e execução do código que no gerenciamento do projeto como um todo. Por serem mais simples  oferecem melhor desempenho em computadores com pouco recursos computacionais. Eu já listei aqui no blog algumas opções de editores que podem ser utilizados com o R,  caso estejam procurando novas opções .

Porém no post de hoje falarei da utilização do R com o editor VScode . Se você quer uma experiência totalmente nova, com um editor focado em alta produtividade e que pode ser ampliado (com plugins) para lhe dar as facilidades de uma IDE e a velocidade de um editor você deve conhecer o Visual Studio Code (ou VScode), um editor desenvolvido pela Microsoft, leve, poderoso,  gratuito e de código aberto.

O VScode oferece um conjunto moderno de ferramentas para desenvolvimento como o Intellisense, code navigation, refactoring, debugging, version control, além de suporte a várias linguagens de programação. Você pode conhecer todas as sua características aqui. Além disso o VScode possui uma interface com o usuário moderna, com uma bela combinação de fontes e cores, além de uma grande variedade de temas . Todas essas características fizeram do VScode o editor de código mais popular do mundo (Stack Overflow).

Graças ao esforço da comunidade R em escrever extensões do VScode, é possível utilizar todo o poder do VScode para desenvolver projetos com a linguagem R, seja em dektop ou computação em nuvem. Se você se interessou e deseja experimentar basta instalá-lo em seu computador e instalar as extensões necessárias para trabalhar com o ambiente R conforme os passos abaixo.

  1.  Instale a última versão do R (Se vc já possui o R instalado pule essa etapa)
  2.  Instale o VScode para seu sistem operacional aqui
  3. Abra o VScode e acesse o MarketPlacetelaPrincipal2
  4. Na caixa de busca digite “R”, clique e R 1.3.0  extensão de Yuki Ueda. Cique em “InstallYukiUeda
  5. Instale a extensão RTools de Mikhail Arkhipov e clique em InstallRTools
  6. Pronto!

Para utilizá-lo crie uma pasta em seu computador onde você irá salvar seus arquivos.

Vá em File >> open Folder >> navegue até a pasta criada e selecione-a >> Retorne em File >> new file >> e crie um arquivo com a terminação R, p.ex meuArquivo.R >> Pronto ! Você já pode Escrever suas funções.

Para enviar os comandos para execução no console bastar digitar ctrl + Enter.

Mais informações sobre a sua utilização pode ser obtido em seu excelente tutorial disponível em sua página

Até a próxima dica!

Publicado em Editores | 1 Comentário

WhatsApp Image 2020-05-12 at 18.34.36

Parabéns a todos os colegas zootecnistas pelos 54 anos de nossa profissão. Seja no campo, na pesquisa ou na sala de aula o zootecnista contribui para o desenvolvimento da produção animal , geração de conhecimento e riqueza para o país.

Publicado em R Notícias | Deixe um comentário

CURSO DE ESTATÍSTICA NÃO PARAMÉTRICA COM O SOFTWARE R

Olá Pessoal,

No mês de agosto, estarei oferendo o curso de Estatística não paramétrica, na escola de Veterinária da UFMG e gostaria de convidá-los a participar. Será um curso teórico -prático de 20 horas, com bastante exemplos de uso na área. com o software R. Não percam!

Informações sobre o curso abaixo.

Cartaz

 

Publicado em Regressões | Deixe um comentário

Curso Análise de Delineamento Experimental com o Software R

Pessoal,

No mês de março estarei ofertando o curso de análise de experimentos com o software R na Escola de Veterinária da UFMG. É uma grande oportunidade para aprender esta que é uma das principais linguagens utilizadas por analistas de dados em todo o mundo.

Peço me que ajudem a divulgar.

curso r_prancheta 1

Publicado em Regressões | Deixe um comentário

PRINCIPAIS IDE’S para R

programming

         Editores são programas de computadores que permitem criar e modificar textos planos. Como exemplo, podemos citar Notepad, Gedit, Vim, Emacs, entre outros .

          O R oferece um simples editor por padrão (Vi no Linux e Notepad no Windows) que permite ao usuário criar um documento de texto onde poderá escrever comandos, editá-los, enviá-los para processamento no console e salvá-los para uso posterior ou compartilhamento.

         Editores têm a vantagem de serem leves e de fácil aprendizagem, porém possuem como desvantagens ausência de ferramentas que tornem o trabalho do programador mais eficiente e agradável. Para esse fim, foram criados os Ambientes de Desenvolvimento Integrados (no inglês IDE’s). O IDE é um software que integra ferramentas e características com o objetivo de fornecer apoio ao desenvolvimento dos softwares. O IDE ajuda entre outras coisas a depurar o código, gerenciar  e configurar projetos, controlar versão, atualizar pacotes, visualizar gráficos, indentar códigos, facilitar acesso a documentação, gerar relatórios, entre outros.

      No mundo R existem diversos IDE’s desenvolvidos com diferentes filosofias e objetivos. A existência desta variedade é importante, pois permite ao usuário encontrar um IDE que ajuste a sua maneira de pensar e ver o mundo, elevando a sua produtividade. Por isso, a escolha do editor é uma questão pessoal. O melhor editor deve ser aquele que torne mais eficiente a realização do trabalho e que não roube o papel de protagonista das ideias.

          No post de hoje apresento uma lista com os principais IDE’s existentes para R com os links para suas respectivas páginas. Alguns IDE’s R-Dedicados oferecem toda a sua funcionalidade em um único software e outros de uso mais geral, necessitam da instalação de plugins que o capacitem a trabalhar com a linguagem R.

links para  discussão sobre o tema:

http://nbcgib.uesc.br/lec/llec/avale-es/editor-gui-ide

https://www.kdnuggets.com/polls/2011/r-gui-used.html

Editores dedicados ao R

Editores de uso geral

Publicado em Dicas R | Marcado com , , , , | 1 Comentário

Nova Versão R liberada

stupidDarkness

O R team anunciou no último dia 21/04 a última versão do R codinome “You stupid Darkness”. Esta versão tem focado em melhoria da performance do R. Você pode acompanhar as principais mudanças aqui.  Atualização para a nova versão pode ser feitas conforme dicas já postadas aqui.

Mais informações podem ser encontradas aqui

Até a próxima dica.

Publicado em Regressões | Deixe um comentário

Medindo Área de Olho de lombo por imagens digitais – Integrando ImageJ e R

ezgif.com-optimize

A área do músculo Longissimus dorsi (Área de olho de lombo, AOL), é um importante indicador da qualidade e composição dos cortes da carcaça, sendo muita utilizada nos processos de seleção genética e avaliação de planos nutricionais e manejo. A medida da AOL pode ser realizada por diferentes métodos, sendo o ultrassonográfico, geométrico e grade  os mais comuns.

É possível medir a AOL através de fotografias digitais do corte, através  do processamento de imagens digitais (PID). Esse método apresenta características do método grade e ultrassonográfico e possui vantagens relacionados a acurácia, redução de erros relacionados ao desenho ou contagem de pontos internos e da borda (método grade), baixo custo, repetibilidade de leitura.

No post de hoje vou mostrar como medir a AOL através de processamento de imagens utilizando o software ImageJ e o editor Bio7, para posterior análise no R.

O software ImageJ é uma poderosa ferramenta Open Source e gratuita, desenvolvida para análise de imagens científicas digitais. Com essa ferramenta é possível medir a área ,distância ,ângulos, contagens, além dos processamentos comuns como transformações geométricas (mudanças de escla, rotações e giros), zoom, histrogramas, processamento de cores , etc.

Bio7 é um ambiente de desenvolvimento integrado, baseado no famoso editor Eclipse (muito comum entre desenvolvedores Java), que oferece uma série de ferramentas para desenvolvimento de modelos, análise de imagens científicas e análise estatística no R. é possível como o Bio7 integrar consoles R, Python, Java, Groovy, Jython, BeanShell, criar e visualizar modelso 3d OpenGL entre outros.  Ademais as características citada, a que nos interessa para o post de hoje é a possibilidade de transferir os resultados das análises realizadas como o software imageJ para o R diretamente através do Bio7. Essa possibilidade torna a experiência de medir a AOL e analisar os resultados no R workspace, bem mais rápida e agradável.

Passos para realização da análise

  1. Preparo das Imagens

Ao retirar as fotografias alguns cuidados são necessários para que as medidas da AOL realizadas na fotografia sejam fiéis as medidas tomadas no objeto real.  As principais medidas a serem tomadas são:

  •  Evitar fotos tremidas, desfocadas  ou muito distantes do objeto a ser medido
  • A câmera deve estar em linha reta (Formar um ângulo de 90º) com a AOL a ser fotografada. Evite angulações entre a linha da câmera e a face do músculo.
  • fotografia
  • Um objeto de comprimento conhecido deve compor a foto e deve ser colocado no mesmo plano (mesma distância da câmera que o objeto a ser fotografado) da AOL a ser fotografaca. Esse objeto pode ser uma régua ou qualquer outro objeto cuja dimensão seja conhecida. Nas imagens abaixo a foto da esquerda está incorreta, pois o objeto de dimensão conhecida (fita verde) e o objeto a ser analisado (AOL) não encontram-se a mesma distância da câmera fotográfica. A fotografia da direita está correta, pois o objeto de dimensão conhecida e a AOL encontram-se a mesma distância da câmera.

    2. Instale o Bio7

  • Baixe o Bio7: http://bio7.org/
  • Descompacte (extraia) o arquivo Bio7 no diretório de sua escolha
  • Clique no arquivo executável Bio7 (o programa ja está compilado e pronto para execução)

link para o vídeo com instruções: https://www.dropbox.com/s/puh6h3dmkwx1k0p/bio7a.mp4?dl=0

3. Instale o ImageJ

4. Instale o R package  {Rserve}

install.packages ("Rserve")

5. Obtendo a medida da AOL

Para medir a AOL siga os passos do vídeo que preparei:

https://www.dropbox.com/s/irprczod0a9g7ka/AOL4.mp4?dl=0

No vídeo utilizo imagens da AOL de diferentes espécies (suíno, bovino e caprino) para mostrar a dinâmica da realização. As imagens foram retiradas aleatoriamente da internet e atendem aos requerimentos necessários para análise. Porém  não disponho das medidas obtidas por outros métodos (grade, ultrassom) para comparação. Procedimento semelhante no entanto foi avaliado por Ferreira et al (2012), porém esses autores avaliaram o desenho escaneado da AOL sobre papel milimetrado e análise em software de processamento de imagens e compararam com outros métodos (Grade e Geométrico) encontraram alta acurácia e precisão das estimativas da AOL sendo por isso recomendado.  No método proposto nesse post a medida é tomada diretamente sobre a imagem da AOL, eliminando as etapas de desenho e escaneamento, reduzindo a chance de erros, aumentando a praticidade e rapidez das medidas.

basicamente o processo constitui de 4 partes

  1.  Abrir o modo ImageJ do Bio7 e importar a imagem a ser analisada
  2. Ajustar a escala de análise do ImageJ, informando o tamanho real do objeto de tamanho conhecido que compõe a imagem
  3.  Selecionar a área da imagem que deseja ser medido e ordenar ao software que obtenha a área
  4. Transferir o resultado para o workspace do R para análise

Espero que tenham gostado.

Até a próxima dica.

 

 

Publicado em Aplicacao, Dicas R | Deixe um comentário

R 3.3.3 (“Another Canoe”) liberada

364b69eeee7c69f38a1a46653d243cdeNova atualização do software R 3.3.3  codenome “Another Canoe” foi liberada.  Vocês podem atualizar  aqui.

Informações sobre mudanças nesta última atualização podem ser vistas aqui.

Publicado em Regressões | Deixe um comentário

Venha aprender R!

Cursos de introdução e análise de experimentos através da linguagem R.

Cursos presenciais a distância via web conferências ( Aprenda no conforto de sua casa!), flexibilidade de dia e horários.

Aprenda de maneira dinâmica, praticando as habilidades recém adquiridas.

Ensino através de exercícios voltados a seus interesses  e  orientações personalizadas.

postercursor

Publicado em Regressões | Deixe um comentário